quarta-feira, 18 de março de 2009

Lançando o pão sobre as águas...


“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás” (Eclesiastes 11.1).

======================
Nesses últimos meses estivemos empenhados na continuidade do andamento da igreja com muitos trabalhos, pois a seara realmente é muito grande, mas é do Senhor.
Estamos crendo e vivendo mesmo como diz o versiculo, pregando a tempo e fora de tempo, com frio ou calor, como ja dizia o pregador: Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás (Ec. 11.1). Nessa certeza é que estamos aminhando por aqui em Bathore, dia após dia investindo nas vidas que estão ceitando
a Jesus como Senhor e Salvador. Ainda não podemos ver os milhares, mas os campos estão brancos para a colheita.

Henriqueta continua com os trabalhos com as mulheres, ministrando cursos diversos nas tardes de terças-feiras. Sempre tem chegado novas mulheres e ouvido a Palavra de Deus.
Passados dois meses da inauguração da igreja, continuamos a trabalhar no discipulado e fazendo novas amizades no local. Realizamos nosso primeiro batismo com um grupo que há um ano vinha se preparando. Foram momentos inesquecívels para nós, e muito nos alegrou o coração ver que a Palavra de Deus não volta vazia, mas produz frutos. No verão faremos outro batismo, pois o que fizemos foi debaixo de muito frio e tivemos que esquentar água e improvisar um batistério (caixa de água plástica). Louvado seja o Senhor Deus por tudo o que Ele tem feito por nós.
Tivemos tempos de muitas lutas, mas também de muitas vitórias. Passamos por um período de um ano estudando muito sobre a bíblia, novo nascimento, batismo e muitos estudos dirigidos ao discipulado contínuo com cada irmão individualmente e em grupo. Os estudos eram realizados no fundo do quintal ou debaixo de alguma árvore e, é claro, na própria igreja. Foram tempos de convívio mútuo, e pudemos conhecer mais e saber sobre o dia a dia de cada um. No início éramos um grupo de 13 candidatos ao batismo, mas no final somente seis foram batizados, pois os outros quatro, por motivos de trabalho, não puderam ser batizados desta vez; faremos no próximo verão, se assim o Senhor nos permitir. No dia do batismo fazia muito frio, aproximadamente seis graus. Estávamos no início do inverno por aqui e tivemos que improvisar uma caixa e aquecer muitos e muitos baldes de água para amenizar o frio. Como estamos em uma cultura muçulmana, onde muitos rituais são bem diferentes do Brasil, pela primeira vez fizemos um batismo onde o pastor tem que ficar do lado
de fora do batistério, pois infringe a cultura um homem ficar dentro da água com uma mulher.

Realizamos o batismo normalmente, pois contextualizamos o cerimonial em terras balcânicas.

Estamos alegres, pois Deus é fiel. A cada dia pedimos ao Senhor que nos envie aqueles que Ele tem preparado para a colheita. Em terras muçulmanas nem sempre se faz colheitas enormes como no Brasil, porém uma alma vale mais que o mundo inteiro.

Aos sábados estamos com o culto das crianças e pré-adolescentes; tem sido uma alegria ver tantas crianças. No novo local onde estamos nos congregando o número aumentou; antes eram aproximadamente 35, hoje são em média de 85 a 125 crianças todos os sábados. Imaginem o trabalho! Mas em tudo o Senhor nos tem dado a vitória.

No mês de dezembro estivemos trabalhando com as crianças enfatizando o nascimento de JESUS (KRISHTLJNDJET = nascimento de Jesus).
Realizamos estudos bíblicos, peças teatrais, pinturas e poesias. Nossas crianças foram convidadas para gravar um CD de poesias de natal pela rádio evangélica da
capital Tirana, e isso as incentivou a terem mais disciplina e estudo. No final do mês finalizamos o culto de natal com pregação, teatro e distribuição de presentes que ganhamos de uma Fundação Cristã da Holanda. Este ano havia algumas faixas pelas ruas com os dizeres: Feliz Nascimento de Cristo e Ano Novo. Isso foi resposta de oração, pois o local onde trabalhamos possui muitos moradores muçulmanos e na
época do ramadã eles colocaram muitas faixas sobre o mês de jejum muçulmano...

Realizamos um almoço de confraternização com todos os membros das igrejas, juntamente com suas famílias. Foi um culto dominical onde todos puderam ouvir sobre Jesus e serem evangelizados através da história do nascimento de Jesus. Logo após servimos um almoço que proporcionou um momento de comunhão com cada presente.

O inverno chegou de vez e estamos tendo temperaturas muito abaixo de zero e ainda muita neve (algumas regiões com 20 graus negativos). Inclusive muitas cidades estão bloqueadas e sem acesso. O governo tem ajudado como pode as comunidades isoladas, levando alimento através de helicóptero. A energia, como de costume, já está faltando em boa parte e foi anuncia do que, a partir de fevereiro, teremos um racionamento maior do que já temos.

Motivos de louvor e oração:
• saúde física, espiritual e emocional para nossa família;
• nossa segurança;
• vontade diretiva do Pai em tudo o que formos fazer;
• discipulados com os novos convertidos e por suas vidas em família;
• classe de estudo dos primeiros batizandos;
• situação da energia elétrica, água e outros saneamentos básicos do local;
• todos os equipamentos e móveis que ainda faltam para a igreja;
• computadores da escola de informática – precisamos de 10 computadores;
• cursos de costuras e artesanatos com as mulheres;
• reunião dos adolescentes, senhoras e crianças;
• que o Senhor nos envie os esposos e os homens para as reuniões;
• estudos da nossa filha Emanuelle.
Obrigado por “segurar as cordas” através de suas intercessões, seu apoio emocional e seu investimento financeiro.

=========================================================
“É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se, fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver”. (Martin Luther King)

Pr. Henrique, Henriqueta e Emanuelle
-----------------------------------------------------------


Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira
Rua Senador Furtado, 71, Praça da Bandeira
Rio de Janeiro, RJ • CEP 20270-021
Tel. (21)2122-1900 • Fax: (21) 2122-1911
E-mail: jmm@jmm.org.br • Site: http://www.jmm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.