domingo, 21 de fevereiro de 2010

PÁSCOA - DO EGITO AO CALVÁRIO

Páscoa, “pessach”, palavra hebraica que significa ressurreição, vida nova, passagem.

MAS QUE FESTA É ESSA????   COELHINHO? OVOS?

DIANTE DA PÁSCOA! RELEMBREMOS!

Exodo 12:26,27 “E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou”

1- Existia uma promessa: 

Exodo 6:6,8 “Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor; eu vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios. E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei por herança. Eu sou o Senhor”  

SEMPRE EXISTE UMA PROMESSA DE DEUS PRA SUA VIDA

2- Existia um povo clamando: 

Exodo 3:7 “Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu CLAMOR por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos”

3- Existia um plano plano de Deus: 

Exodo 12:1,14 A Instituição da Páscoa – DEUS TINHA UM PLANO QUE NOS LEVA AO CALVÁRIO

I. V.5 “O cordeiro será sem defeito ...”
II. V.6 “ o matará no crepúsculo da tarde...”
III. V.7 “Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.”
IV. V.13 “Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito”

4- Existia um substituto – CORDEIRO: 

Exodo 12:5 “O cordeiro será sem defeito...” 

Isaías 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao MATADOURO, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.”

5- Existia um local:

Exodo 12:3 – 12:7: “NA FAMÍLIA – NAS CASAS – NOS LARES – LAR E CALVÁRIO - 

João 19:17 “Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado CALVÁRIO, que em hebraico se chama Gólgota”

PÁSCOA = PASSAGEM = RESSURREIÇÃO:

João 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já PASSOU da morte para a vida” 


Mateus 26:17,19 Preparação da Páscoa - EM UM LAR – HOJE!!

Êxodo 12:11 “Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR”
PREPARADOS – PRONTOS – PRATICANTES

Páscoa, vida em Jesus!

Deus o abençoe!

Pr André


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.