quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Porque o Justo Sofre?

PARTE 1 ____ INTRODUÇÃO

.....Confesso que responder essa pergunta é uma tarefa muito difícil. Milhares e milhares de cristãos genuínos sofrem no mundo todo, muitas vezes vítimas da intolerância religiosa, defendendo sua fé em Jesus Cristo. Outros passam pelas mais diversas situações, muitas das quais, confesso, sem uma explicação.
...Creio profundamente que muitas das nossas indagações acerca do sofrimento cristão somente serão compreendidas quando nos encontrarmos com Cristo na glória, ou à semelhança de José do Egito, somente compreenderemos no decorrer da nossa caminhada cristã.
...Quem de nós nunca se perguntou: “Senhor, porque isso está acontecendo comigo?” ou “Senhor, porque isso está acontecendo com tal pessoa?”.
...Esse estudo não tem nem de longe a pretensão de responder essa grande questão, porém, gostaria de compartilhar alguns ensinos preciosos da Palavra de Deus que muito me ajudaram nas situações difíceis que já passei. Que ele possa te ajudar na sua caminhada com Deus e te fortalecer nos momento de dificuldades ou sofrimento que porventura esteja passando.
...Deus na sua infinita sabedoria trará à luz todas as coisas e te mostrará, no Seu tempo e da Sua maneira, a Sua soberana vontade.

...Para facilitar a compreensão, esse Estudo está dividido em 5 partes, apresentando 5 princípios bíblicos que abordarão o tema principal.

...Deus te abençoe!


5 PRINCIPIOS BIBLICOS ACERCA DO SOFRIMENTO CRISTÃO

a) Justo ou injusto?
...Justo na Palavra de Deus é aquele que é justificado, isto é, tornado justo, isento de culpa.
...Por outro lado o injusto é aquele que não experimentou a justiça de Deus, isto é, ainda pratica a maldade, anda no pecado e é infiel a Deus. É a figura do ímpio. Deus não tem aliança com ele, porém, o ama e quer salvá-lo (Jo.3:16).
...A bíblia diz em Romanos 5:1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”
...Aquele que teve um encontro com Cristo foi, pela fé, inocentado de toda culpa do pecado e tornado justo.
...A bíblia nos ensina acerca da vida de Jó. Ele realmente passou por uma difícil prova em sua vida, porém, logo no inicio do livro (Jó 1:1) vemos o perfil do homem que Deus prova.
...Quero destacar 4 qualidades do caráter de Jó:

1) ÍNTEGRO – 2) RETO – 3) TEMENTE A DEUS – 4) DESVIAVA-SE DO MAL

...O propósito de Deus é transformar o homem fazendo dele uma pessoa justificada que tem prazer em serví-Lo, que não anda mais no pecado e busca fazer a vontade do Pai.
Em Efésios 2:1-10, a bíblia nos ensina sobre a obra de Cristo, onde estávamos mortos nos nossos delitos e pecados, andando segundo o curso desse mundo, segundo a direção dos demônios e de Satanás, na inclinação da nossa carne, fazendo o que bem pensávamos e éramos por natureza filhos da ira.
...Mas Deus que é rico em misericórdia, segundo o Seu grande amor nos deu vida e nos transformou fazendo-nos assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.
Essa foi a obra de Cristo na cruz! Aleluia!
...No entanto, muitos crentes insistem em viver nas velhas práticas, agindo como injusto.
...O apóstolo Paulo na mesma carta aos Efésios (4:17) faz um apelo aos irmãos para que... “não mais andeis como também andam os gentios,...” mas que, ao invés disso... “vos revistais do novo homem, criado segundo Deus...” (vs. 24).
Quando o crente insiste em viver como injusto, nas práticas do velho homem, vivendo fora da Palavra de Deus não tendo Cristo como centro da sua vida, mas fazendo suas próprias vontades, ele certamente sofrerá, pois a Palavra de Deus é clara em Gálatas 6:7 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.
...O lugar mais perigoso da terra é estar fora do centro da vontade de Deus

...A partir daí gostaria de extrair 1 grande princípio:

1.º PRINCIPIO:
O JUSTO SOFRE QUANDO ELE NÁO TOMA A SUA POSICÁO EM CRISTO, QUANDO ELE, SENDO JUSTO, INSISTE EM VIVER COMO INJUSTO. ELE ANDA FORA DA VONTADE DE DEUS. É ELE QUEM COMANDA A SUA VIDA E NÁO CRISTO. COM ISSO, ELE FAZ ESCOLHAS ERRADAS E ACABA SOFRENDO.

Meu amado tome hoje a sua posição em Cristo Jesus, abandone o pecado e coloque Cristo no centro da sua vida. Certamente Ele te abençoará.


Deus te abençoe,

Pr. Alexandre dos Santos Lima
Igreja Apostólica Castelo Forte - Cajamar – SP
E-mail: pralexandre@casteloforte.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.