terça-feira, 2 de março de 2010

Albanês, Gheg da Albânia

Albanês, Gheg da Albânia


Os albaneses são consideradas descendentes da Illyrians, que eram os habitantes originais da península dos Balcãs Ocidentais. No século VI, eslavos migrando começaram a se estabelecer no território da Ilíria e empurrou o Illyrians em que está presente-dia Albânia.

Os albaneses são divididos em dois grandes grupos, a Gheg eo Tosk, segundo a qual eles falam dialeto albanês. O Gheg vivem ao norte do Rio Shkumbin, enquanto o Tosk vivem ao sul do rio. Os dois dialetos diferem ligeiramente no vocabulário e pronúncia. Na década de 1950, foi decidido que o dialeto Tosk seria utilizado em todas as publicações albanês, uma vez que foi a mais falada na Albânia.

Além das diferenças em dialeto, o Gheg eo Tosk também têm muitas diferenças sociais. O Gheg são um povo muito sério e corajoso, enquanto o Tosk são conhecidos por ser amigável, alegre e falante.

Quais são as suas vidas como?
Antes das alterações introduzidas pelo regime comunista na década de 1940, os albaneses eram um povo tribal que vivia em unidades de família chamado fis. A fis tinha muitas tradições antigas, como a vinganças, ou feudos "sangue", que muitas vezes durava há várias gerações. Para a proteção durante esses feudos, as famílias viviam em edifícios de pedra fortificada chamada Kulas. O piso térreo do kula foi construído com pequenas fendas ao invés de janelas, enquanto o piso superior tinha janelas que poderiam ser fechadas.

A Albânia é um país com muitas áreas isoladas. Ao longo dos séculos, isto produziu uma grande variedade de estilos de vida e padrões de povoamento regional. No entanto, quando o regime comunista começou em 1944, os estilos de vida tradicionais começaram a mudar drasticamente. Comunista autoridades políticas acreditam que o caminho para alcançar a unidade nacional foi a abolir as diferenças de tribo, religião, e até mesmo vestido. Fazendas enorme comunidade foram estabelecidos e educação se tornou obrigatória. Grandes complexos de apartamentos foram construídos e grande parte da população tornou-se urbanizado. Hoje, mais de um terço da população da Albânia vivem nas cidades. O aumento da população industrial ea introdução do ensino obrigatório que, na verdade, eliminou muitas diferenças regionais.

O colapso do regime comunista, em 1991, interposto em numerosas mudanças traumáticas e rápido na Albânia, deixando o povo com uma crise de identidade. As pessoas ficaram chocados ao descobrir que eles tinham sido reduzidos à pobreza. Mágoa, raiva e confusos, eles já estão lutando para encontrar a sua identidade em um país que é considerado na Europa mais pobres e menos desenvolvidos.

Quais são suas crenças?
Séculos atrás, muitos albaneses foram convertidos ao Islã pelos turcos otomanos. No entanto, eles praticavam um tipo de "gente do Islã", que adotaram práticas ocultistas tais como a oração dos mortos, em busca de cura de doença, e rezando para a proteção dos espíritos e maldições.

Em 1967, a Albânia declarou-se como "primeiro estado do mundo ateu", fechando suas fronteiras a qualquer influência do mundo exterior. Antes deste tempo, a religião era baseada principalmente na superstição. Muitos dos albaneses Gheg professou ser católica, no entanto, foi e ainda é-nominal, e superficial.

Com a queda do regime comunista em 1990, a taxa de criminalidade na Albânia começou a soar. Desde essa época, as práticas religiosas têm sido não só permitido, mas também incentivado como um antídoto à onda de crimes. Os muçulmanos do Oriente Médio estão agora a tentar re-evangelizar a Albânia, enviando missionários, fornecendo ajuda financeira, e as mesquitas de construção. Hoje, os muçulmanos, junto com os católicos do norte da Albânia e os ortodoxos do sul da Albânia, estão pressionando por uma legislação restritiva para impedir a entrada de outras religiões, como o cristianismo, que são considerados não-albanesas.

Quais são suas necessidades?
Hoje, a economia da Albânia é muito instável. Greves, especialmente nas minas, são freqüentes, a moeda albanês é inútil, ea taxa de desemprego é extremamente elevado. As pessoas precisam saber que a esperança ea segurança podem ser encontrados em Jesus Cristo.

Pontos de Oração
Ore para que Deus concede Sua sabedoria e graça para as agências de missões que estão orientadas para o albanês Gheg.
Peça ao Senhor para levantar mais longo prazo para os trabalhadores vão para a Albânia e parte da Boa Nova.
Ore para que a legislação que restringe a pregação do Evangelho não será aprovada.
Ore para que as Bíblias serão efetivamente distribuídas por todo Albânia e tem um forte impacto espiritual sobre o povo.
Peça a Deus que use o pequeno número de Gheg crentes para compartilhar o amor de Cristo com seu próprio povo.
Ore pela eficácia do filme Jesus na Albânia.
Tome autoridade sobre os principados e potestades que estão mantendo o albanês Gheg vinculados em escuridão espiritual.
Peça ao Senhor para levantar fortes igrejas locais entre os albaneses Gheg.

Texto fonte: Bethany World Prayer Center © 1999.
Usado com permissão do Adopt-A-People Clearinghouse

  Enviar Atualização:
País: Albânia
Continente:
Europa
Região:
Europa Oriental e da Eurásia
Sim
País Detalhes: World Factbook
   
 
Pessoas
Enviar Atualização:
Nome de pessoas no País: Albanês, Gheg
Nome Popular Geral:
Albanês, Gheg
Suplente nomes de pessoas:
Albanês Chamurian
GhegFalando Gheg
KosovarScutari
População neste país: 598,000
População de todos os países: 3,081,000
Não
   
 
Eurasian Povos
Albanês
Nome Popular Geral:
Albanês, Gheg
CEW13
Relações étnico:
Affinity Bloc -> Pessoas Cluster -> Árvore Povos Etnia
   
 
Linguagem
Enviar Atualização:
Idioma Primário:
Albanês, Gheg (598.000 falantes)
Linguagem de código (16): aln Ethnologue Listagem
ALS
Total de Línguas conhecidas:
1
   
 
Religião
Enviar Atualização:
Religião Principal:
Islam
Religião Sub-divisão:Sunitas
Grandes Religiões:
Budismo0.00 % 
Cristianismo32.80 %(Evangélica: 0,75%)
Religiões Étnicas0.00 % 
Hinduísmo0.00 % 
Islam30.00 % 
Non-Religious35.20 % 
Outros / Small2.00 % 
Desconhecido0.00 % 
Cristianismo Segmentos:
Anglicana0.00 %
Independente0.40 %
Protestante0.40 %
Ortodoxa15.00 %
Outros cristãos4.20 %
Católica Romana80.00 %
 
(Distribuído em todos os segmentos evangélicos cristianismo)
   
 
Progresso Indicadores *
Não
Progress Scale: 2.2   Evangélicos> .01% mas <= 2%. Cristãos professos> 5%
Agência Progresso (API):Nível 4Funcionamento parceria agência
Igreja Progresso (CPI):Nível 3Grupo de igrejas
 
 
Tradução de Bíblia
Enviar Atualização:
Porções da Bíblia: 1866-1978
Novo Testamento:
1869-1990
Bíblia completa: Nenhum Reported
Possíveis Fontes de Bíblia: Fórum das Agências de Bíblia
 Mundo Bíblia Finder
 Mundo cristão Resource Directory

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.