quarta-feira, 24 de março de 2010

Pessoalmente ou pela net?

Trechos do artigo de Joe Shearkey no NYT/Folha de São Paulo.

1. O verbete do "Webster" on-line sobre emoticons diz que esses símbolos tipográficos que aparecem em mensagens de e-mail "visam representar uma expressão facial e transmitir o tipo de emoção que o texto simples não transmite".

Os emoticons podem funcionar bem nas comunicações pessoais, mas não em comunicações de negócios.

Se você depende de um rosto sorridente para comunicar uma ideia a um cliente ou colega distante, (a advogados jovens de sua empresa), provavelmente deveria afastar-se do teclado, embarcar em um avião e comunicar-se pessoalmente.            

2. Isso vale especialmente se a comunicação envolve qualquer espécie de desavença ou litígio. Nunca se deve participar de um litígio eletronicamente.
Se você vai discordar de alguém, com certeza não vai querer fazer isso por e-mail e, se possível, nem mesmo pelo telefone. O ideal é fazer isso cara a cara com a pessoa.               

3. Seu uso apropriado pode tornar desnecessárias algumas viagens a trabalho, e também pode fazer você ser mais produtivo durante as longas horas passadas aguardando em aeroportos.
Pessoas experientes em viagens a negócios, dizem estar incentivando funcionários mais jovens a "refletir sistematicamente" sobre como equilibrar comunicações à distância com a necessidade de às vezes fazer negócios pessoalmente.

4. Essa é uma mensagem importante que nem sempre é recebida naturalmente pelos jovens de hoje, que cresceram tendo boa parte de suas comunicações feitas por e-mail. 
Ao prever que vai ter uma interação difícil com um colega (advogado), ou cliente, se puder ter essa interação cara a cara será melhor, para poder interpretar a linguagem corporal da outra pessoa e outros sinais sociais'.
Com mensagens de texto, e-mails ou mesmo videoconferências, nem sempre é possível avaliar a reação do outro, e cresce a possibilidade de ocorrer um mal-entendido ou de as coisas chegarem a um grau de gravidade que você não tinha previsto.

Fonte: www.cesarmaia.com.br
Deus o(a) abençoe. Jesus Cristo te ama!

Um comentário:

  1. Paz, André.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.