terça-feira, 14 de setembro de 2010

Queimadas, no último domingo, deixam Barretos sob fumaça. Imagens chocantes!

Queimadas deixam Barretos sob fumaça

Um desastre de grande impacto ambiental. Assim o secretário de Meio Ambiente, Mauri Trevisan, definiu as queimadas em Barretos no domingo, 12. Os bombeiros registraram sete focos de incêndio em matas e canaviais. Quatro deles ocorreram em propriedades rurais na estrada velha para Guaíra, um no bairro Nova Barretos e dois nas proximidades do distrito de Alberto Moreira. O primeiro foco foi detectado por volta das 12h00 em canavial na Fazenda Marinheiro. A quantidade de fumaça foi tão grande que chegou a esconder o sol em Barretos. Os bombeiros contaram com auxílio de caminhões pipa da usina Guarani, além de outras empresas e o trabalho de controle dos incêndios se estendeu até por volta das 21h00.
O fogo destruiu grande parte de uma mata nos fundos do bairro Christiano Carvalho e por pouco não atingiu residências nas propriedades rurais. "O fogo entrou em matas, áreas de preservação e plantações de cana grande e pequena. É muito difícil saber a origem, mas muitos animais silvestres morreram ou se desalojaram", afirmou o secretário Mauri.

Cetesb
O gerente da Cetesb, Davi Falleiros, afirmou que os incêndios podem ter sido criminosos. "Só Deus sabe o que aconteceu, mas a impressão que tenho é que tudo foi preparado", declarou. O vento e a baixa umidade relativa do ar contribuíram para que o fogo se alastrasse. O cabo bombeiro, Sidnei Geraldo Jr. também admitiu a possibilidade de ação intencional. "Os fatores climáticos favorecem muito o início desse incêndio, mas existem também as possibilidades de fogo intencional para limpeza de terreno ou de forma criminosa", afirmou.

Usina
A usina Guarani - proprietária de canaviais onde ocorreram parte das queimadas – divulgou nota informando que "mobilizou seus veículos da unidade industrial Mandu destinados ao combate a incêndio, colaborando com o trabalho dos bombeiros". A companhia informou também "que está apurando internamente as causas dos incidentes" e que nas "áreas atingidas, a colheita é feita por máquinas, o que dispensa a necessidade de realizar a queima da palha da cana-de-açúcar".

Aislan Augusto / O Diário
A grande fumaça das queimadas pôde ser vista de vários pontos da cidade

 

Aislan Augusto 
As queimadas movimentaram vários setores de Barretos

 

Tininho Junior
As áreas ficaram totalmente destruídas pelo fogo

 

Tininho Junior
Área de cana devastada. Na manhã, de ontem, havia novos sinais de fogo em alguns locais


FONTE: Jornal "O Diário de Barretos"

BRASIL: TERRA DO AVIVAMENTO - TERRA DA ADORAÇÃO AO ÚNICO SENHOR, JESUS CRISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.