quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Conheça a "Casa do Oleiro" - Barretos

O Centro de Ação Social – Casa do Oleiro, começou através de um sonho, que a principio parecia distante e inatingível.

   Em 2005, o Conselho de Pastores da cidade de Barretos, recebeu um grande desafio, que era criar um projeto social na cidade. Mas a grande pergunta era: Diante de tantos desafios, em que segmento iremos atuar? Foi onde depois de algumas reuniões, conversas, e por idéia do Pr. Erick Bretanha, decidiram criar o CTR – CENTRO DE TRIAGEM E RECUPERAÇÃO, pois as igrejas estavam enfrentando dificuldades em encaminhar os usuários de drogas e álcool que procuravam ajuda nas igrejas evangélicas.
   O escritório do CTR foi aberto na Av. 25 entre as ruas 30 x 32, e durante um bom tempo passou a atender os familiares de usuários de drogas e álcool bem como os mesmos, aumentando a cada dia a procura por esse trabalho.
   O desafio foi aumentando, e a grande dificuldade era, encaminhar para um Centro de Recuperação, aqueles que não admitiam ser dependentes, bem como aqueles que se esbarravam na questão financeira, a falta de recursos para custear as despesas da internação. Surgiu então a idéia de convidar para coordenar voluntariamente os trabalhos do CTR pelo então presidente do Conselho de Pastores Jair Rosa, o Apóstolo Cláudio Rogério Pereira, por ser membro do conselho de pastores e também Assistente Social.
    A visão era ampliar os trabalhos do CTR. Com a sua chegada foi aberto uma parceria com a Faculdades Unificadas da Feb com o setor do Serviço Social  um campo de estágio na instituição, vindo estagiar no CTR a atual assistente social da Casa do Oleiro, Claudia Oliveira dos Santos Francisco da Silva, na época estudante do Serviço Social. Com isso os trabalhos do CTR foram ampliados e a demanda começou a crescer, fazendo atendimentos aos usuários de drogas e álcool, implementando o trabalho com as famílias, articulando a rede social, fazendo os encaminhamentos para outros centros de atendimentos, apoiando os pastores nos casos de dependência dentro das igrejas.  
Mesmo com todo esse trabalho, envolvimento destes profissionais, pastores do próprio conselho de pastores, ainda era visto a necessidade de um trabalho mais profundo, foi quando, no segundo semestre do mesmo ano chegou um jovem da cidade de Barretos que tinha acabado de voltar de uma Casa de Recuperação chamado Klevinho.
   Ele tinha um sonho de abrir uma casa de recuperação na cidade de Barretos, trazendo o nome desta casa – Casa do Oleiro. Esse jovem, membro da igreja do apóstolo Cláudio, o procurou e relatou o seu sonho, e por ser uma necessidade real, seu sonho foi acreditado e esse sonho foi levado ao Conselho de Pastores, que também aprovou e apoiou a iniciativa.    A partir deste momento, juntamente com um grupo de pastores do Conselho de Pastores e membros de igrejas diversas, passaram a reunir na casa do Apóstolo Cláudio e desenhar como seria esse projeto, nascendo então o CENTRO DE AÇÃO SOCIAL – CASA DO OLEIRO uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos que atua no município de Barretos e região desde 18 de Novembro de 2006, no combate e prevenção às drogas e álcool, com tratamento voluntário em regime de internato.

   Esse projeto nasceu do sonho de um jovem chamado Klevinho, idealizado pelo esforço de um grupo de voluntários, coordenado pelo apostolo Cláudio, mantido e acreditado pelo Conselho de Pastores da Cidade de Barretos, que mais tarde, depois de iniciado o projeto, assumiu como mantenedora do Centro de Ação Social Casa do Oleiro, o Ministério Nova Dimensão – Igreja Batista, sendo a responsável pelo andamento do projeto até os dias de hoje.

   Nossa Comunidade possui uma bela estrutura física, contendo várias casas com quartos, sala e banheiros, onde funcionam cada uma das fases; um campo e uma quadra de futebol e vôlei; uma piscina; uma quadra de futebol e vôlei de areia, além de um amplo espaço para lazer, trabalho e meditação.

   Queremos, juntamente com a comunidade intervir nesta triste realidade que tem destruído  e desestruturado as famílias, não só em Barretos, mas em todas as cidades.
Para isso, além do trabalho de recuperação, nós do CENTRO DE RECUPERAÇÃO CASA DO OLEIRO temos realizado trabalhos de prevenção dentro da cidade. Possuímos dois projetos visando a prevenção entre adolescentes de 12 a 17 anos, são eles:

   Rede de Adolescentes: Um projeto realizado em parceria com o Ministério Nova Dimensão Igreja Batista. Neste projeto são realizadas reuniões de orientação semanais e durante a semana oficinas de teatro, dança e instrumentos musicais.

   Geração Metamorfose: Este projeto é realizado com a Secretaria de Assistência Social da cidade de Barretos. Nele são realizadas reuniões de orientação mensais e diversas oficinas durante a semana, tais como: Culinária, música, teatro e dança.

     O objetivo destes projetos é prevenir estes adolescentes contra as drogas, oferecendo-lhes diversos caminhos alternativos para que os mesmos não entrem neste caminho das drogas e evitem assim a internação.
A prevenção continua sendo o melhor caminho!

   O Centro de Ação Social Casa do Oleiro, nasceu com uma proposta muito diferente de outras clinicas que tem a visão evangélica. Cremos que a atuação espiritual tem seu papel fundamental na recuperação do dependente de álcool e drogas, mas cremos que a atuação técnica não pode andar separada, por isso que no Centro de Ação Casa do Oleiro, temos Psiquiatra, Psicólogo, Assistente Social, Auxiliar de enfermagem, e uma equipe treinada, com cursos reconhecidos pela SENAD, bem como Especialistas em Dependência Química.

   Nos colocamos à inteira disposição da sociedade para esclarecer dúvidas e ajudá-los no que for necessário.

   O nosso agradecimento vai aos fundadores desta instituição: Na pessoa do Pr. Jair Rosa  queremos agradecer ao CONSELHO DE PASTORES DA CIDADE DE Barretos, no qual foi na sua presidência que tudo começou,  na pessoa do Pr. Erick Bretanha, queremos agradecer aqueles que trabalharam no Centro de Triagem e Recuperação, na pessoa do Apóstolo Cláudio Rogério Pereira, queremos agradecer o Ministério Nova Dimensão – Igreja Batista, como também ao nosso querido Klevinho, que hoje, mesmo não estando participando diretamente deste trabalho, pode ver seu sonho realizado, e agradecemos também, ao grupo de pessoas, que nas tardes de sábados, se reuniam na casa do apostolo Cláudio para idealizar e sonhar o sonho que começou no coração de Deus, sendo eles: Norberto de Souza, Eunice Fidélis, Mara Virgínia, Luciana Coradin, Deiviti Alexandro, Ricardo Maia, Ricardo Mariano, Bruno Moreira, Sara Oliveira, Luceli Regina, dentre outros. A todos vocês o nosso muito obrigado.


Fonte: Casa do Oleiro

Twitter: http://twitter.com/andrermendonca
Blog Novo Tempo: http://novotempoagora.blogspot.com/
BRASIL: TERRA DO AVIVAMENTO - TERRA DA ADORAÇÃO AO ÚNICO SENHOR, JESUS CRISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.