segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween é uma festa religiosa, pró morte.


O Halloween é uma festa religiosa (ponto!). Não interessa se você não faz com esse intuito, não crê ou coisas do gênero. O próprio nome e todos os simbolismos e fantasias, ainda que você ache que não, são religiosos.

Dia 31 de outubro ou Dia das Bruxas, como ficou conhecido, é uma data comemorada por cada vez mais pessoas e, 98% delas nem sabe por quê. Participam por moda, porque é engraçado ou acham interessante usar fantasias macabras e sexy.

O fato é que é uma festa religiosa que, por motivos de colonização e imigração, se fundiu a outras religiões, fazendo um emaranhado de crenças disfarçado de cultura. Ora, ainda que cultura seja um termo amplo e totalmente cabível, não anula o sentido religioso. E, mais que uma bola de neve sagrada, o Halloween tem se espalhado como "cultura", também se fundindo e tomando posse de outras culturas, pelo mesmo motivo colonizador. Além disso, um de seus maiores impactos está na educação e na formação do caráter.

Nessa matéria, você encontra um estudo estendido sobre o assunto, abordando desde a origem da data, os simbolismos, os aspectos religiosos, o impacto causado na cultura e, principalmente, na educação, além de dicas para jovens, pais e professores. Se você achava que Halloween era só uma brincadeira boba, então descubra porque o caso não é tão simples. Para facilitar, separamos os assuntos em tópicos.

Leia os outros tópicos dessa matéria:

Halloween - Origem
Halloween - Simbologia
Halloween – E a Educação
Halloween – Em nossa Cultura
Halloween – Sob o aspecto religioso
Halloween – Uma breve conclusão

Fonte: Revista Gente Nova


Twitter: http://twitter.com/andrermendonca
Facebook: http://www.facebook.com/andrermendonca
Blog Novo Tempo: http://novotempoagora.blogspot.com/

BRASÍLIA, CAPITAL DA ADORAÇÃO - BRASIL, TERRA DO AVIVAMENTO
TERRA DA ADORAÇÃO AO ÚNICO SENHOR, JESUS CRISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.