terça-feira, 29 de maio de 2012

Teclado descartável de papel


O teclado descartável de papel foi construído com papel aluminizado, do tipo usado para embrulhar presentes

A tecnologia do papel eletrônico tem sido mais comumente associada com as telas flexíveis.
Mas uma equipe da França e dos Estados Unidos construiu um teclado de papel descartável.
O dispositivo, flexível e de baixo custo, poderá ser incorporado em caixas e outros tipos de embalagens, ou qualquer outro objeto descartável ou que exija um controle de acesso simples.
Para demonstrar sua funcionalidade, os pesquisadores construíram uma caixa que dispara um alarme quando aberta se o código correto não for digitado.
Os teclados são construídos de papel metalizado - o mesmo usado para embrulhar presentes - recoberto com um polímero transparente.
Como o papel aluminizado é eletricamente condutor, os pesquisadores usaram um laser para fazer recortes precisos no alumínio, criando interrupções nessa área condutora.
Duas superfícies metálicas separadas por um elemento não-condutor - neste caso o ar - é tudo o que é necessário para construir um capacitor.
O laser permite construir tantos capacitores quantos forem necessários.
Para que o teclado funcione, o dedo humano funciona como outro capacitor, alterando a capacitância de cada chave.
Essa alteração é detectada pelo circuito eletrônico miniaturizado, instalado junto com o teclado de papel.
Equipado com células solares, ou mesmo com uma bateria de papel, o teclado descartável poderá ser útil para o acondicionamento de materiais nobres ou que precisam de acesso controlado, como medicamentos, vacinas etc.

Site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.