quinta-feira, 31 de maio de 2012

Unicamp e UNESP podem ser futuras 'Harvard'

Times Higher Education apresenta as cem melhores universidades com até 50 anos de idade

As futuras 'Harvard' do mundo – Unicamp e UNESP estão na lista

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) são as duas únicas instituições de ensino da América Latina a aparecer no ranking das 100 melhores universidades com até 50 anos de idade da Times Higher Education (THE), divulgado nesta quinta-feira.

A Unicamp, que foi fundada há 46 anos, aparece na 44ª posição. Enquanto UNESP, que com 36 anos é a caçula das estaduais paulistas, foi considerada a 99ª melhor do mundo entre as instituições de ensino mais jovens.
A Universidade de São Paulo (USP), única latino americana a aparecer no ranking do THE das melhores universidades do mundo, não aparece na lista. A instituição completa 78 anos em 2012.
Entre os BRIC, a China domina o ranking com 9 instituições de ensino: 4 de Hong Kong e 5 de Taiwan. Rússia e Índia não aparecem no ranking.
Para chegar aos nomes que compõem a lista, o THE avaliou 13 critérios de desempenho: pesquisa (volume, investimentos e reputação), citações (influência da pesquisa), ensino, perspectiva internacional (pesquisa e pessoas) e inovação.
De acordo com o THE, a ideia é mostrar quais as nações que estão desafiando tanto os Estados Unidos quanto o Reino Unido como potências educacionais. Ou em outros termos, quais são as instituições de ensino que possuem potencial para, no futuro, ter qualidade de ensino e pesquisa semelhante ao que é oferecido pela Universidade de Harvard, que possui quase 376 anos e contabiliza 44 prêmios Nobel - até agora.
Confira o desempenho das brasileiras em cada um destes critérios e em relação com a primeira colocada da lista, a Pohang University of Science and Technology, da Coreia do Sul:

Critérios UNICAMP UNESP Pohang University of Science and Technology
Ensino 59.6 30.0                            65.9
Pesquisa 36.4 20.6                            66.8
Influência da pesquisa 15.2 8.0                            92.3
Investimento da Indústria|Inovação 43.2 44.4                           100.0
Perspectiva internacional 19.1 15.8                            25.0
Nota final 35.9 19.9                            71.8
Ranking 44ª 99ª                            1ª                       


 Entre as 10 mais do ranking, a mais jovem  é a Hong Kong University of Science and Technology, que foi fundada em 1991. No ranking das 50 mais jovens com menos de 50 anos, do QS Top Universities, a instituição é a segunda colocada. Confira a lista completa:

Universidade País Nota final
Pohang University of Science and Technology Coreia do Sul 71.8
École Polytechnique Fédérale de Lausanne Suíça 66.2
Hong Kong University of Science and Technology Hong Kong 63.0
University of California, Irvine Estados Unidos 60.0
Korea Advanced Institute of Science and Technology Coreia do Sul 58.6
Université Pierre et Marie Curie França 56.3
University of California, Santa Cruz Estados Unidos 56.0
University of York Reino Unido 55.7
Lancaster University Reino Unido 53.6
University of East Anglia Reino Unido 51.0   


Revista Exame

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.