quarta-feira, 30 de maio de 2012

Universidade de São Paulo - USP apresenta novo navio de pesquisa

A embarcação custou 11 milhões de dólares e mede 65 metros de comprimento

Batizado de Alpha Crucis --a estrela da constelação do Cruzeiro do Sul que representa o Estado na bandeira do Brasil-- ele foi apresentado no porto de Santos. Foi comprado pelo governo do estado através de uma ação conjunta da USP –Universidade de São Paulo e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e está equipado com tecnologia de ponta para estudos que vão desde biodiversidade até climatologia. O investimento foi de 11 milhões de dólares.
A embarcação tem 65 metros de comprimento, 11 metros de de largura e média de 50 dias de autonomia em alto-mar e é a retomada das pesquisas paulistas nos oceanos.
O navio tem moderníssimo sistema de estabilização, além de hélices na proa e na popa e possui scanners e outros equipamentos que possibilitam uma varredura do fundo do mar, ajudando trabalhos sobre relevo, biodiversidade, petróleo e outros.
O Alpha Crucis, antes de chegar ao Brasil, pertenceu à Noaa (agência nacional de oceanos dos EUA) e à Universidade do Havaí.
O Alpha Crucis deve zarpar em breve para sua primeira missão e também estará aberto a receber cientistas de outras instituições e as missões sempre acompanhadas por alunos da USP.
"A operação do navio é cara (cerca de 15 mil dólares por dia no mar). Então, a seleção, é claro, será bastante criteriosa", explica Michel Mahiques, diretor do IO-USP.
Com quatro laboratórios, sala de estar, miniacademia e até churrasqueira, o navio poderá receber cerca de 40 pessoas, 18 delas tripulação.

Folha de S. Paulo


Twitter: http://twitter.com/andrermendonca
Facebook: http://www.facebook.com/andrermendonca
Blog Novo Tempo: http://novotempoagora.blogspot.com/

BRASÍLIA, CAPITAL DA ADORAÇÃO - BRASIL, TERRA DO AVIVAMENTO
TERRA DA ADORAÇÃO AO ÚNICO SENHOR, JESUS CRISTO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.