quarta-feira, 30 de maio de 2012

Universidade de São Paulo - USP apresenta novo navio de pesquisa

A embarcação custou 11 milhões de dólares e mede 65 metros de comprimento

Batizado de Alpha Crucis --a estrela da constelação do Cruzeiro do Sul que representa o Estado na bandeira do Brasil-- ele foi apresentado no porto de Santos. Foi comprado pelo governo do estado através de uma ação conjunta da USP –Universidade de São Paulo e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e está equipado com tecnologia de ponta para estudos que vão desde biodiversidade até climatologia. O investimento foi de 11 milhões de dólares.
A embarcação tem 65 metros de comprimento, 11 metros de de largura e média de 50 dias de autonomia em alto-mar e é a retomada das pesquisas paulistas nos oceanos.
O navio tem moderníssimo sistema de estabilização, além de hélices na proa e na popa e possui scanners e outros equipamentos que possibilitam uma varredura do fundo do mar, ajudando trabalhos sobre relevo, biodiversidade, petróleo e outros.
O Alpha Crucis, antes de chegar ao Brasil, pertenceu à Noaa (agência nacional de oceanos dos EUA) e à Universidade do Havaí.
O Alpha Crucis deve zarpar em breve para sua primeira missão e também estará aberto a receber cientistas de outras instituições e as missões sempre acompanhadas por alunos da USP.
"A operação do navio é cara (cerca de 15 mil dólares por dia no mar). Então, a seleção, é claro, será bastante criteriosa", explica Michel Mahiques, diretor do IO-USP.
Com quatro laboratórios, sala de estar, miniacademia e até churrasqueira, o navio poderá receber cerca de 40 pessoas, 18 delas tripulação.

Folha de S. Paulo


Twitter: http://twitter.com/andrermendonca
Facebook: http://www.facebook.com/andrermendonca
Blog Novo Tempo: http://novotempoagora.blogspot.com/

BRASÍLIA, CAPITAL DA ADORAÇÃO - BRASIL, TERRA DO AVIVAMENTO
TERRA DA ADORAÇÃO AO ÚNICO SENHOR, JESUS CRISTO!


II Seminário de Batalha Espiritual - Dra Neuza Itioka - Barretos SP - 22 a 24/junho




II Seminário de Cura e Libertação - Dra Neuza Itioka e Equipe
Barretos SP - 22 a 24 de Junho
Informações/Inscrições: www.iamir.com.br

Onça suçuarana é capturada na zona urbana de Barretos

Uma onça suçuarana adulta foi encontrada no sábado (19) dentro de uma oficina mecânica na rua 32, no Centro de Barretos.

Segundo informações da Polícia Militar Ambiental, o animal também passou por uma feira.

O Corpo de Bombeiros e um biólogo foram chamados para capturar a fêmea, que precisou ser sedada. Cercada na oficina, ela ainda tentou buscar refúgio em uma árvore antes de ser pega.

Muitas pessoas estavam na feira no momento do ocorrido, mas ninguém se feriu.

O secretário do Meio Ambiente de Barretos, biólogo Mauri Trevisan, disse que aparições de animais silvestres são comuns na região. “Isso desperta preocupação com o meio ambiente, porque isso advém do desmatamento”.

De acordo com os bombeiros, é a primeira vez que uma onça suçuarana aparece dentro do município. A região onde o animal apareceu é próxima ao aeroporto da cidade, cercado por áreas de pasto.

A PM informou que a onça será solta na zona rural do município depois de receber os cuidados necessários.
A suçuarana, também conhecida como onça-parda, é a segunda maior espécie de felino do Brasil. Possui corpo alongado, medindo até 1,8 m de comprimento. Um macho adulto pesa 70 kg. Os animais caçam a qualquer hora do dia.

Maconha apreendida em Ponta Porã tinha Barretos como destino

Polícia apreende 56,8 kg de maconha em Ponta Porã

Também foi encontrada uma pistola 9 mm com oito munições


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 56,800 kg de maconha, distribuída em 79 tabletes, e uma pistola 9 mm com oito munições em um veículo Gol de Guaíra (SP). O apreensão aconteceu na noite de ontem (28), no km 68 da rodovia BR-463, região de Ponta Porã (MS)

O condutor, um homem de 33 anos, disse aos policiais que entregou o veículo a traficantes em Capitan Bado, no Paraguai, e ficou em um hotel, esperando pelo veículo já pronto com a droga para encaminhá-lo a Barretos (SP). Pelo transporte, receberia R$ 4 mil.
(Foto: Divulgação / PRF)

Correio do Estado - Campo Grande MS

Barretos (SP) ganha novo empreendimento ecológico

Estância Canaã (foto: divulgação/Aquino José)

A cidade de Barretos, situada na região norte do Estado de São Paulo, contará com um novo hotel.
A Minari Empreendimentos Imobiliários, de Olímpia (SP), anunciou a construção de Hotel Ecológico na Estância Canaã (foto: divulgação/Aquino José) na região rural do Mundo Novo, em Barretos (SP), com acesso pela Via Pedro Vicentini. O projeto inicial prevê a construção de 36 apartamentos em padrão 3 estrelas, com restaurante e salão de convenções. O início de venda de cotas está previsto para junho e prazo estabelecimento para a conclusão das obras é de até três anos.
O anúncio do investimento foi realizado no dia 5 de maio, durante o lançamento do atrativo rural da Estância Canaã que integra o Projetur – Projeto do Roteiro Turístico de Barretos e que tem o apoio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas.

A reduto natural é de propriedade do biólogo Mauri Trevisan. Construída em cima de uma árvore, a Casa da Árvore (idealizada e construída pessoalmente pelo biólogo), colmeias de abelhas sem ferrão, trilha ecológica e hidromassagem ao ar livre estão entre as atrações da propriedade. O ambiente é rico em natureza, com muita água, várias nascentes, piscinas, matas e peixes. Também é local de soltura de animais silvestres escolhidos pelos órgãos ambientais.  "O estilo rústico é o que temos a oferecer", afirmou o proprietário Mauri Trevisan.

Na oportunidade, gestores do Projetur avaliaram o empreendimento para, ainda neste mês, decidir se ele integrará o Roteiro Turístico de Barretos que será lançado no final deste ano.
A Estância Ecológica Canaã tem recebido a visita de crianças e escolas que tem no local aulas práticas de ecologia e meio ambiente. Quem desejar visitar o local pode agendar o passeio através do celular (17) 9733-8847 ou e-mail: ecomauri@hotmail.com.




Twitter: http://twitter.com/andrermendonca
Facebook: http://www.facebook.com/andrermendonca
Blog Novo Tempo: http://novotempoagora.blogspot.com/

BRASÍLIA, CAPITAL DA ADORAÇÃO - BRASIL, TERRA DO AVIVAMENTO
TERRA DA ADORAÇÃO AO ÚNICO SENHOR, JESUS CRISTO!