segunda-feira, 25 de março de 2013

Páscoa, do Egito ao Calvário


Páscoa, do Egito ao Calvário

PÁSCOA = “Pessach”, palavra hebraica que significa ressurreição, vida nova, passagem.
MAS QUE FESTA É ESSA?   COELHINHO? OVOS?

“...e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em MEMÓRIA de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em MEMÓRIA de mim” I Coríntios 11:24,25

DIANTE DA MESA: DIANTE DA PÁSCOA! RELEMBREMOS!

 “E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? 27 Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorouExodo 12:26,27 

1-                                 EXISTIA UMA PROMESSA >> Exodo 6:6,7,8 “6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor; eu vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. 7 Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios. E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei por herança. Eu sou o Senhor” SEMPRE EXISTE UMA PROMESSA DE DEUS PRA SUA VIDA

2-                                 EXISTIA UM POVO CLAMANDO >> Exodo 3:7 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu CLAMOR por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos”

3-                                 EXISTIA UM PLANO DE DEUS >> Exodo 12:1,14 A Instituição da Páscoa – DEUS TINHA UM PLANO QUE NOS LEVA AO CALVÁRIO

                                                                         I.      Versículo 5 “O cordeiro será sem defeito ...” à JESUS!!
                                                                       II.      V.6 o matará no crepúsculo da tarde...”
                                                                    III.      V.7 “Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.”
                                                                    IV.      V.13 “Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito”

4-                                 EXISTIA UM SUBSTITUTO: O CORDEIRO >> Exodo 12:5 O cordeiro será sem defeito...” Isaías 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao MATADOURO, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.” à> JESUS!

5-                                 EXISTIA UM LOCAL >> Exodo 12:3 – 12:7: “NA FAMÍLIA – NAS CASAS – NOS LARES – LAR E CALVÁRIO - João 19:17 “Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado CALVÁRIO, que em hebraico se chama Gólgota”


PÁSCOA = PASSAGEM = RESSURREIÇÃO:

 “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já PASSOU da morte para a vida” João 5:24 

Mateus 26:17,19 Preparação da Páscoa - EM UM LAR – HOJE!!
Êxodo 12:11 “Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do SENHOR” PREPARADOS – PRONTOS – PRATICANTES.

I CORÍNTIOS 11:26 “Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”

FELIZ Páscoa! JESUS vive!

Pr André Ribeiro de Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza não escrever em LETRA MAIÚSCULA. Por favor, respeite. Palavrões, ofensas e coisas do gênero não serão aceitos. Muito obrigado. Deus o abençoe.